Aula 1 Sociologia Médio Noturno

por Filomena de Marco
data 02 Outubro, 2012
Acessos: 101

Introdução do Conteúdo de Sociologia

 

2º Ano – Ensino Médio

Objetivo Geral:

Para que o educando compreenda o conteúdo básico do processo Sociológico a fim de utilizá-los como recurso de interpretação e possível transformação desta realidade ao qual vivemos e convivemos... Em que temos o ato de julgar, avaliar e decidir sobre ele. Cai numa questão Ética. Devemos compreender essa mobilidade social de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania.

“Conhecimento é seletivo”.

Objetivo Específico:

Compreender os diferentes discursos sobre a realidade e os seus efeitos para a construção de uma ideologia.

Produzir novos conhecimentos sobre as diferentes realidades (observando e refletindo) a partir do marco pré e pós o sistema capitalista.

Compreender a globalização partindo do pressuposto do mundo do  trabalho. Essa relação de poder está inserida em todo lugar. Demarcando o seu território.

Conscientizar uma população em relação à preservação do meio ambiente, tanto discutido pelos congressos através de projetos para o caminhamento de um programa para o desenvolvimento sustentável.

Valorizar as diferentes manifestações culturais (populares) que enriquecem o nosso cotidiano  e buscar desconstruir de forma crítica a atuação da “indústria cultural” e a influência dos meios de comunicação.

 

Reconhecer a importância da conscientização dos indivíduos sobre temas que amarga o nosso presente. Exemplo: Discriminação. 

 

 

Atividade

Observação: Você irá preencher o cabeçalho da atividade colocando todos os dados e me reenviando pelo Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Essa atividade é para se basearmos no conhecimento da Sociologia.

 

Essa primeira atividade eu quero ter um conhecimento prévio de como você vê a sociedade mais não do aspecto sentimental do ser humano, mais das coisas que estão acontecendo, como crime, trabalho, divergência, conflitos, migrações, família e movimentos sociais. Descreva esse texto se baseando no convívio entre conflitos sociais. Exemplo de que forma você observa a sociedade egoísta, uma sociedade individual, uma sociedade sem compreensão de uns com os outros. Leiam da Página 4 até a 7 para você ter uma noção do que a sociologia se baseia e estuda. Descreva uma resenha de 25 linhas. Mais um texto que se tenha base e raciocínio não se baseando no que você acha, mais tente compreender a mente do ser humano.